quinta-feira, 5 de outubro de 2017

O Mundo Está Perdido


Acompanhando as mais variadas notícias atuais, tenho ficado estarrecido como o mundo está ficando louco. Será que sempre foi louco e estou me dando conta disso agora?

De maneira bem coloquial, vou espalhar por aqui os meus devaneios sem muita análise e reflexão profunda.

Essas são as coisas que estão mais me deixando intrigado:


1 - Trump x Coreia do Norte

Gente, que bosta é essa? Por que tanta baboseira sai disso? Não digo que é baboseira um país possuir uma arma nuclear, mas repararam como as coisas estão sendo tratadas?
Mesmo sendo particularmente contra àquele ditador norte coreano possuir essa força nuclear, até quando iremos aceitar o USA julgando que alguns podem e outros não podem ter armas? Desde quando são juízes de alguma coisa?
Também é notório como o Sr. presidente americano se comporta como uma criança mimada e parece não saber ser o mínimo político em seus comentários.
Para mim é claro se tratar de um ciclo vicioso. Quanto mais a Coreia é ameaçada, mais acelera o desenvolvimento de suas defesas. Será que ninguém reparou isso?
A coisa é tão estúpida que eu chego a flertar com a teoria da conspiração ao acreditar que tudo é um teatro para esconder algo que está acontecendo sem percebermos. É o velho truque do mágico que te chama atenção para onde não está acontecendo a mágica. Será?


2 - Eleições 2018 no Brasil

Como que pode o Lula estar à frente nas pesquisas? Em que mundo estamos? Qualquer pessoa que encontro na rua é enfática ao dizer que Lula é desgraça na certa! Será que as pesquisas estão compradas? Será que o nordeste/norte representam tanto assim? Será que nestas regiões as pessoas pensam tão diferentes assim? (para não dizer ignorantes)
Fico preocupado com os tempos sombrios que virão! Será que teremos saudades do Tio Temer?
Recentemente ouvimos mais uma vez do referendo sobre a independência da região sul do país. Confesso que o que mais desejo é que o nosso querido nordeste pense da mesma forma e consiga! Aí sim eles terão o Pai Lula e a mãe Dilma só para eles.


3 - Bitcoin e Companhia

Será que é só eu que vejo a loucura que é isso? Ou será que sou o único ignorante a não entender?
Como é que as pessoas gastam seus recursos reais com infra-estrutura, tempo, dinheiro, etc para comprar algo que "não existe"?

Alguns podem dizer que pelo meu conceito de "não existe", então o Windows que usamos é um erro. Os programas e aplicativos que usamos são um erro!

Gente, não é bem assim! Essas criações que não existem no mundo físico, mas apenas em códigos, aumentaram muito a nossa produtividade. Na minha opinião esse é um fator determinante para a riqueza das pessoas e nações. PRODUTIVIDADE.

Qual produtividade o Bitcoin possui? Entendam que estou falando do bitcoin, e não do blockchain!

Acredito que isso é uma grande pirâmide financeira que logo vai desmoronar e vai transferir a riqueza dos ingênuos para os espertos. Tenho certeza que já leram essa fábula, mas vale a pena relembrar:

"Uma vez, num vilarejo, apareceu um homem anunciando aos aldeões que compraria macacos por 10 reais cada. Os aldeões, sabendo que havia muitos macacos na região, foram à floresta e iniciaram a caça aos macacos. O homem comprou centenas de macacos a 10 reais e, então, os aldeões diminuíram seu esforço na caça. Aí, o homem anunciou que agora pagaria 20 reais por cada macaco. Os aldeões renovaram seus esforços e foram novamente à caça.
Logo, os macacos foram escasseando cada vez mais e os aldeões foram desistindo da busca.
A oferta aumentou para 25 reais e a quantidade de macacos ficou tão pequena que já não havia mais interesse na caça.
O homem então anunciou que agora compraria cada macaco por 50 reais! Entretanto, como iria à cidade grande, deixaria seu assistente cuidando da compra dos macacos.
Na ausência do homem, seu assistente disse aos aldeões: “Olhe todos estes macacos na jaula que o homem comprou. Eu posso vender por 35 reais a vocês e quando o homem retornar da cidade, vocês podem vender-lhe por 50 reais cada. Os aldeões, espertos, pegaram todas as suas economias e compraram todos os macacos do assistente.
Depois daquele dia, eles nunca mais viram o homem ou seu assistente, somente macacos por todos os lados..."

Quem são os espertos? Na minha opinião são os grandes capitalistas que estão enxergando a oportunidade nessa história. Já existem grandes bancos e até bolsas flertando com essa "moeda".
Algo parecido com 2008 (ou pior) acredito que pode acontecer... Pelo menos é o que eu creio.

Bitcoin não possui liquidez, pois só consigo comprar algo no mundo real se fizer a troca por "dinheiro de verdade". Não é possível utilizá-lo como estoque de valor pois a flutuação é absurda. Não tem "link" nenhum com a economia real e não gera alavancagem com empréstimos tal como funciona o mercado financeiro.

São tantas coisas ignoradas só porque tal analista indicou, tal banco comprou, tal revista opinou, que me faz ficar com medo de perder o emprego daqui uns anos devido à profetizada "crise do bitcoin".

Até quando todo mundo vai comprar porque acreditam que vai valorizar?

Eu acho que você que comprou bitcoin e colocou na carteira é um completo idiota né?
NÃO!!! 

A questão é: Você tem consciência da grande jogada que está sendo preparada?
Você que vai dar o xeque-mate? Eu pessoalmente não gosto de ganhar dinheiro dessa forma, portanto estou fora disso. Na verdade não tem como estar fora, afinal todos sofreremos os efeitos.


É isso aí pessoal! Esse post foi mais para ouvir a opinião de vocês do que ditar alguma "verdade".
Talvez por isso o tom tenha sido meio incisivo. Afinal, qual a melhor forma de estimular um debate caloroso? rsrsrs

36 comentários:

  1. Sobre Bitcoin, ela representa um novo tipo de tecnologia que pode mudar a economia mundial. Comprei em 2014 com isso em mente e mantenho em carteira com isso em mente. Basta uma grande empresa, como a Amazon por exemplo, começar a aceitar Bitcoins para que ela comece a tomar espaço no mundo.
    Você não pode esquecer que dinheiro é uma invenção também. O papel não possui valor algum, além daquele que o governo atribui a ele. Diferente de ouro, por exemplo, que possui um valor real, por ser um metal precioso. Dinheiro emitido pelo governo é tão "imaginário" quanto Bitcoins. A diferença é que um é controlado pelo governo e o outro pelo mercado.
    O potencial do Bitcoin é imenso. Pode ser que no futuro outra criptomoeda seja predominante, mas no momento é o Bitcoin que está na liderança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar conosco sua opinião meu amigo da finansfera.
      Como percebeu, eu penso um pouquinho diferente né? Eu até concordo que a tecnologia é algo bom, mas o bitcoin em si não é a tecnologia, mas sim a blockchain.

      Não acredito que empresas começarão a aceitar bitcoins devido à não ter reserva e valor. Essa flutuação na cotação não permite que o fluxo de caixa de uma empresa seja minimamente administrado.

      Também não compartilho totalmente da opinião de que o dinheiro é invenção. O dinheiro é a unidade de medida do trabalho ou esforço humano em minha opinião. O dinheiro é só uma forma de representar isso. Já o bitcoin não representa o esforço humano e na minha opinião não representa nada.

      Existe essa cultura de que o dinheiro é invenção devido à forma pelo qual o sistema financeiro funciona no mundo. Ele funciona alavancado o tempo todo, "criando" dinheiro através de empréstimos e financiamentos. Isso é claro quando comparamos os ativos reais x ativos financeiros. Mas essa disparidade não significa que criamos dinheiro do nada como é o bitcoin.

      Isso significa que esse dinheiro emprestado representa um trabalho, esforço ou produção FUTURA. Trabalhando alavancado dessa forma torna possível que o capitalismo seja dinâmico e funcione como vemos hoje. Caso contrário, as mudanças e transformações através de inovações e investimentos ocorreriam de forma muito morosa. O dinheiro nada mais é do que a nota de uma dívida que vai ser paga no futuro com trabalho.

      Em relação ao fato do Governo ter controle ou não, posso parecer mais uma vez "avermelhado" ao afirmar que sou a favor desse controle por parte do governo. Sei que a maioria tem ranços com o governo e eu entendo, pois o que vemos é um governo corrupto para todos os lados que olhamos. Mas não devemos cair na erro de imaginar que um mundo sem governo é possível.

      Compartilho dois pensamentos sobre governoque são:

      A primeira é de Aristóteles

      "A prova de que o Estado é uma criação da natureza e anterior ao indivíduo é que o indivíduo, quando isolado, não é autossuficiente; e portanto ele é como uma parte em relação com o todo."

      A segunda é de Ronald Reagan

      "O governo existe para nos proteger uns dos outros. O ponto em que o governo foi além dos seus limites foi quando decidiu nos proteger de nós mesmos."

      Mais uma vez obrigado por colaborar e gostaria de ratificar que respeito sua opinião e a ti acima de tudo.

      Abraços

      Excluir
    2. Opiniões divergentes são o que nos faz crescer, eu costumo acreditar. Se alguém vier aqui e falar, "É isso ai, Senhor Bufunfa, você tem toda a razão", você não cresce nada com isso. Uma opinião contrária traz a possibilidade de você enxergar algo novo, desde que seja feito com respeito, claro. Sempre aceito de braços abertos opiniões divergentes no meu blog.

      Eu acho que era importante os governos possuirem imenso controle sobre os aspectos da nossa vida quando eles foram formados centenas de anos atrás. Hoje, com a internet e grande acesso da população, o governo se tornou uma estrutura ineficiente, burocrática e corrupta. Não só no Brasil, mas no mundo todo. Estou longe de sugerir anarquismo, mas acho que chegamos num momento da história da humanidade onde as pessoas podem e devem tomar mais controle do governo ao utilizar as novas tecnologias que tem surgido. Pensa: você ainda precisa de um parlamentar para propor e votar novas leis? Será que não daria para termos um app oficial onde cada cidadão votava na legislação? Essa é uma ideia muito superficial, que pode ser detalhada o suficiente para se tornar viável e muito mais eficiente que nosso processo atual.
      Sobre dinheiro, você está sob a impressão que ele esta diretamente vinculado a algo real, com um esforço mensurável. Mas não é o caso. O governo emite dinheiro de acordo com seu critério. Por isso temos casos de hiper inflação como vemos hoje na Argentina ou víamos no Brasil na década de 80. De um dia pro outro se dinheiro vale X% a menos simplesmente porque o governo quis.
      Concordo com você que enquanto houver volatilidade na cotação das moedas virtuais, será difícil elas serem aceitas por grandes empresas. Mas o mercado deve automaticamente ajustar esta questão. Uma moeda fora do controle de qualquer governo tem o potencial de mudar a economia mundial. Pode ser o começo da mudança do governo, de uma estrutura arcaica e ultrapassada, para algo moderno e em linha com nosso nível tecnológico atual.
      E, claro, pode ser que isso tudo não dê em nada e continue tudo igual.

      Isto é o ponto de vista ideológico. Do ponto de vista de investimentos, acho que compensa sim investir em moedas virtuais. No pior cenário, você perde o pouco que você investiu. No melhor cenário você se torna rico, caso a moeda comece a ter aceite. A relação risco x retorno é muito favorável a compra.
      Abraço!

      Excluir
    3. Obrigado FinancasCotidianas, realmente gosto muito dos comentários disruptivos pois sempre nos faz aprender e questionar nossas verdades! rsrs
      A idéia do app seria boa hein? Bora investir nessa parada? hahahahaha

      Excluir
    4. Só com isso já mataríamos os mais de 60 mil vereadores que existem no Brasil, sem contar seus assistentes e auxilio isso ou aquilo. Pensa na economia. Que tal investir em educação ou infraestrutura e acabar um pouco com a palhaçada? Sem contar que as leis poderiam ser votadas imediatamente. Não precisaria de toda a burocracia que temos hoje, passando pelos diversos poderes.
      Eu curto a ideia, rs.

      Excluir
  2. Olá SB,

    Eu gostei dessa história do macaco. Esse cara foi muito esperto. kkkkkkk.

    Sobre os EUA, sempre foi assim, independente de quem for o governo. Só Obama que era mais fraquinho em relação a isso.

    Por enquanto estou fora de criptomoedas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que o bitcoin vai desabar eventualmente.

    ResponderExcluir
  4. Leio sempre esse blog, compactuo de muitas de suas opiniões e só queria parabenizá-lo pelo conteúdo.
    Acerca de bitcoins, não sei se essa valorização será benéfica ou maléfica, mas tenho certeza de que todos seremos afetados, seja por sua queda ou por sua utilização universal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anônimo. Realmente inevitavelmente seremos afetados.

      Excluir
  5. Fala BF permita-me discordar, mas no caso da Coréia do Norte, ela causa há décadas, desde que acabou a guerra na Coréia, o gordinho lá sabe que a vida dele está em risco, assim como Aconteceu com o Kadhafi e o Saddam, sem contar com as armas ele pode negociar melhorias para o seu país que sofre com embargos também.

    Além disso o tratado de proliferação de armas nucleares é defendido por várias nações na ONU inclusive o conselho de segurança (leia-se Rússia, China, França, Alemanha e etc.).

    O Trump faz um monte de besteira é fato, mas não se deve aceitar o que a Coréia do Norte está fazendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Stifler, também não concordo com o que a Coréia está fazendo. Mas também tem que se respeitar a soberania de cada país. Um tal conselho formado por n países não pode definir o que todos os países podem ou não fazer. O que acho errado é a Coréia fazer um tratado e descumprir. Isso realmente é errado. Mas estamos no mundo real e existe muito blefe e jogo político.

      Excluir
  6. Eu desconfio de Bitcoin. Quem especula e gosta diz que existem não sei quantos cartões que você carrega com Bitcoin e pode gastar onde quiser. Mas pra gastar tem que converter pra dólar. Ou seja, não gasta em Bitcoin na real.

    É mesma coisa que juntar o equivalente a 100 dólares em bolívares venezuelanos: você valoriza mais uma nota de 100 Trumps ou um saco cheio de Maduros, que NO MOMENTO valem 100 dólares, mas amanhã ninguém sabe.

    Enfim, a minha realidade é de alguém que tá lutando pra juntar 10 mil. O VdR que tem quase 5 milhões especula Bitcoin com mais de 40 mil, o que é uma fração mínima do patrimônio dele. São realidades diferentes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo Wannabe!
      Realmente a intenção não é condenar ou parabenizar quem tem isso em carteira, mas sim dialogar sobre a moeda em si. Especulação existe até em corridas de cavalo. Cada um especula no que quiser não é mesmo?

      Excluir
  7. Cara, essa história dos macacos é muito boa hehehehe

    Sempre tive um pé atrás com bitcoin. Já li matérias inúmeras Internet à fora, já assisti documentários e palestras, mas ainda não consigo pensar em investir. Principalmente por achar que, ainda que seja algo sério, já estaria bastante sobrecomprado.

    Acompanhado

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar poupador!

      Eu também não encaro o bitcoin como investimento, mas se eu acreditasse que ele é algo sério (o que não acredito) teria inúmeros motivos para acreditar que ele NÃO está inflacionado. Caso o bitcoin venha mesmo a se espalhar no mundo creio que há muita margem para valorização (mais de 10.000 % com certeza). Basta verificar que a quantidade de operações financeiras e usuários em bitcoin é insignificante se comparado ao todo sistema financeiro tradicional. Soma-se a isso o fato do limitante tecnológico que contém por um tempo considerável o montante total de bitcoins disponíveis. Analisando por esse espectro e considerando que o bitcoin continue sendo altamente demandado, não há motivos para acreditar em super valoração. A questão que me preocupo é sobre essa demanda ser irracional e impulsionada somente pela esperança de valorização em sí, ou seja, especulação.

      Excluir
  8. Ótimas reflexões Bufunfa!

    Quanta à questão Córeia X EUA, embora cada país tenha sua autonomia, não dá pra pensar o mundo de forma isolada. Hoje está tudo interligado e o desequilíbrio nuclear de um país ditatorial governado por um louco pode gerar danos mundiais. Se pensássemos o mundo assim "cada país tem sua autonomia" em assuntos bélicos, a 2ª Guerra Mundial teria outro desfecho e a Alemanha nazista teria dominado toda a Europa e África em pouco tempo e sabe-se lá como seria o mundo hoje.

    Quanto ao Lula, eu entendo essas pessoas que votam nele. O Lula usou de um momento econômico favorável do país para alavancar a renda das camadas mais baixas, populismo puro. Então por mais que ele seja condenado criminalmente, a imagem dele só vai ficar suja perante esse gigantesco eleitorado se houver uma prova muito flagrante (e olhe lá!)

    Em relação aos Bitcoins, nutro a mesma desconfiança que você. Ainda não estudei a fundo essas moedas, mas, na minha visão leiga, não vejo futuro nisso. Me parece muito uma mega pirâmide financeira.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ministro!

      Vejo algumas diferenças na comparação da coreia com a segunda guerra:
      A Alemanha iniciou uma gerra por expansão territorial, o que não é o caso da Coreia.
      A questão com a Coreia está mais ligado à preocupação dos USA manter a egemonia no mundo do que a ameaça de um ataque coreano em si. Não pensem que o ditador é louco, ele sabe muito bem que no primeiro ataque dele, seu país estará destruído em questão de horas.

      Excluir
  9. Cara...
    Tb sou da galera q esta fora do bitcoin por enquanto.
    Estou mais fora pq ele nao funciona como realmente era a proposta inicial.
    Alem disso, sim, irá desabar. Pode demorar e vai demorar, pq antes de desabar, a moeda deverá entrar naquela fase de "confianca", onde é aceita por bancos, empresas como meio de pagamentos e ate por alguns governos. Depois dessa etapa, transformada a bolha, aí sim, vai cair. Como no exemplo dos macacos... Teve a fase de confianca.
    No mundo ja houve diversas bolhas e elas sempre variam "onde" ocorrem: acoes, petroleo, imoveis, "pontocom", moedas... E agora? Como fazer uma nova bolha onde nao surgiu uma antes? Vamos criar uma!! Lembrando que a cada bolha tem gente aue lucraaaaa muito... E se para lucrar muito for necessario criar uma bolha, mentir, falar q é confiavel aquilo q nao é... Dane-se!! Goldman Sachs e cia farão!
    Abraco e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraços! Está fazendo jus à fama de mineiro desconfiado hein. Rsrs

      Excluir
  10. Olá Bufunfa

    Para ser sincero de tanto ouvir falar bitcoin fico com muita vontade de comprar-la você não, pode ser que faça muitos milionários ou não, só não entendo o fundamento da moeda digital. Por que dinheiro criado por governo representa a riqueza de uma nação, claro se o governo não for totalmente irresponsável...

    Enquanto a moeda digitais por mais que a defenda o único fundamento que ela se baseia é a confiança, mas isso é minha opinião, eu ficarei de fora desse investimento no momento, por que se eu investir eu investirei pouco então ganharei pouco, se algo der errado eu não perco nada, ficarei com os investimentos tradicionais me parece mais seguro estão ai muito mais tempo acredito ficarão ainda mais.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Socrates, eu tb por enquanto não tenho dinheiro para arriscar como outros companheiros. Também vou permanecer fora.

      Excluir
  11. Eu comprei 1 bitcoin quando ele valia 2,3k e vendi quando passou dos 6k. Tivesse segurado hoje teria 14k, mas não dá pra prever o futuro e hoje no preço que tá não compraria mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nunca se sabe quando o comprador de macacos vai sumir do mapa.

      Excluir
  12. Ótimas reflexões Bufunfa!

    ahahah não conhecia essa fabula, muito boa por sinal! Quanto aos temas compactuo sobre Coreia x EUA, não descartaria um teatro não. Sobre o lula, o ministro explanou bem o que acho a respeito. Infelizmente, talvez nem com provas risíveis os seus seguidores mudem de ideia...

    Já quanto ao bitcoin, eu desconfio mas estou dentro! rs Concordo que enquanto houver essa volatilidade, dificilmente empresas a aceitarão. Os governos já estão se mobilizando para "frear" esse mercado. Pois para-lo, não vejo que consigam. Talvez as criptomoedas sejam o "mp3" da vez... Quem sabe... Eu coloquei um pouco nele, se perder nada demais...agora se ganhar rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo inglês! Pois é, todos acham que o Lula é o ladrão Robin Hood!
      Concordo que para especulação o bitcoin é bom mesmo! Se perder, é pouco, e se ganhar é muito! Tomara que seja muito!

      Excluir
  13. Engraçado... Lendo os comentários vejo que o pensamento dos próprios "investidores" do bitcoin é: "Vou investir um pouco. Se der errado, tudo bem, não perco muito. Já se der certo, ganho muito dinheiro, fico rico". Esse pensamento é típico dos "investidores" das várias pirâmides financeiras que o país teve num passado recente. Ou seja, nem os próprios investidores têm confiança naquilo que estão investindo. A dúvida que fica pra MIM é quando o comprador de macacos vai desaparecer. kkk

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Senhor Bufunfa, muito boa a história dos macacos!! Rs.
    Sobre Bitcoin estou fora também.Imagino que devido a essas variações da moeda,poucas empresas sérias aceitarão pagamentos com bitcoins.
    Vamos ver no futuro !!.
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Ótima postagem como sempre!
    Quanto à Coréia do Norte, hoje quem banca o regime lá é a China, para evitar que dezenas de milhares de soldados americanos estejam baseados próximos à sua fronteira, pois se houvesse uma guerra convencional entre as Coréias novamente, o Norte seria fatalmente dominado pelo Sul com o apoio americano e toda a força militar seria movida para perto da fronteira com a China. Isso é estratégia geopolítica. Então hoje a China financia de certa forma o "Marmota" norte-coreano. Inclusive muitas roupas que compramos com etiqueta "made in china" são feitas hoje na Coréia do Norte, em fábricas financiadas pela China e muitos norte-coreanos que moram em cidades fronteiriças trabalham em fábricas chinesas. Não haverá guerra, tudo que o "marmota" está fazendo é pressionando para conseguir algum benefício econômico.
    Quanto ao Lula presidente 2018, infelizmente eu e você vivemos em um Brasil e o Norte e o Nordeste vivem em outro diferente. Lá, para eles o Lula é Deus independente do que fez e roubou. Os caras tem foto dele emoldurada na sala da casa. E eles podem sim decidir a eleição a favor dele. A massa de iletrados e analfabetos decidirá o futuro do Brasil, para o bem ou para o mal, e não temos o que fazer.
    Em relação a criptomoedas, tenho a mesma opinião que você. Isso não existe, pois não tem lastro. E essa bolha vai estourar cedo ou tarde.
    Abraços




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu samurai. Não sabia isso de roupas da Coréia etiquetadas como China. Interessante!

      Excluir
  16. Toda vez que eu dei uma animada para comprar umas criptos, ao chegar nas exchanges desanimei completamente. Acostumado com as facilidades da corretoras e com a custodia garantida das ações fiquei com uma baita preguiça de comprar. Acho que não devo comprar mesmo, não preciso delas, seria meramente uma compra especulativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa. É tão complicado assim? O pessoal fala tão bem do bitcoin.

      Excluir


Blogs Recomendados