terça-feira, 10 de outubro de 2017

Sobre os Gastos da Vida de Casado

Olá amigos o Bufunfa!

Estava esperando fazer um ano de casado para mensurar o quanto esse novo estilo de vida modifica o aspecto financeiro. Agora tenho 12 meses completos de dados e posso fazer gráficos e análises! Como eu gosto de estatísticas! Sou aquele tipo de pessoa que tem tudo detalhadinho. Faço isso por hobby e não por pão durismo! Se me perguntarem quantas vezes eu tomei cerveja esse ano eu sei, inclusive com datas e valores! kkkk. Eu sou anormal, eu sei... Mas hoje em dia com smartphones e aplicativos de cartões de crédito fica muito mais fácil.

Se você ainda não casou e está pensando nisso, acho esse post muito bom para você! No meu caso, somente eu trabalho e pago as contas por enquanto. Vamos ver como foram os gastos e minha taxa de poupança nesses 12 meses?



Antes de falarmos detalhadamente dos gastos, vamos logo falar da taxa de poupança. Antes de casar a minha maior preocupação era de que não sobrasse nada ao fim do mês para aportar no projeto da independência financeira. A taxa de poupança é representada no gráfico acima como o RESULTADO LÍQUIDO. O valor de 1.052,43 é o que sobrou mensalmente em média . Isso representa 22% do meu salário médio mensal que é de 4.700,02. O salário médio mensal é a soma de todos os rendimentos provenientes do meu emprego (exceto FGTS) no ano dividido por 12 meses.

Agora alguns comentários breves sobre nossos gastos:

  • Seção VERMELHA

Gastos pessoais com:

HIGIENE E BELEZA - Corte de cabelo, escova, unha, cremes...
LAZER - Sair, beber, passear...
MUSCULAÇÃO - Academia (fomos pouco, precisamos voltar!)
RECARGA DE CELULAR - precisa explicar?
VESTUÁRIO - todo tipo de roupa
OUTROS - Qualquer gasto de cunho pessoal de baixo valor, como presentes.
  • Seção AZUL
Gastos com mercado, sendo que considero apenas gastos referentes a alimentação, higiene, limpeza e supérfluos
  • Seção AMARELA
Gastos com padaria
  • Seção MARROM
Gastos em comer fora em restaurantes, ou comprar comida pronta para comer em casa

  • Seção ROXA

Gastos de transporte com:

COMBUSTÍVEL
MANUTENÇÃO do veículo
IMPOSTOS
MULTAS de trânsito
OUTROS, como passagens de ônibus, táxis, uber, limpeza.

  • Seção LARANJA

Gastos com a compra de Bens que não são considerados na contabilização do patrimônio

  • Seção VERDE

Gastos de moradia com:

LUZ
GÁS
CONDOMÍNIO
INTERNET
OUTROS, como troca de lâmpadas e pequenas manutenções
  • Seção ROSA

Gastos com SAÚDE, como remédios e exames
  • Seção CINZA

Gastos com educação, como cursos, livros, taxas de provas e etc.


E aí? Qual foi o impacto nessa mudança de vida?

Para isso preciso comparar com anos anteriores que estava na vida de "gandaia".
Para simplificar, não acho necessário detalhar todos os gastos desse período.
Vou apenas comparar as taxas de poupança:

Ano de 2015
Salário Médio Mensal: 4.344
Taxa de Poupança: 42%

Últimos 12 meses (vida de casado)
Salário Médio Mensal: 4.700
Taxa de Poupança: 22%

Como podem ver, no meu caso a vida de casado diminui SIM a taxa de poupança, mesmo o salário médio sendo maior agora.

Porém, considere que eu vivia com meus pais quando solteiro. Tenha certeza absoluta que se eu morasse sozinho essa diferença não seria tão grande assim!

Na minha opinião, um bom casamento vale a pena SIM! Como o objetivo da independência financeira vai muito além de metas financeiras mensuráreis como já comentei aqui, tenho certeza absoluta que é a melhor escolha que tomei em minha vida.

E agora? Vai casar?

Abraços do Senhor Bufunfa!

31 comentários:

  1. Fala bufunfa. Blz?
    "Como podem ver, no meu caso a vida de casado diminui SIM a taxa de poupança, mesmo o salário médio sendo maior agora."
    Nao de forma absoluta. O fator para isso estar acontecendo com vc, por enquanto, é q apenas vc trabalha no momento.
    Ela trabalhando irá aumentar essa taxa.
    Abraco

    ResponderExcluir
  2. Olá sr Bufunfa!

    Mês que vem completo 2 anos de casado. No meu caso, minha taxa de poupança deve estar igual a de solteiro. Mas minha mulher trabalha, isso ajuda. Caso ela não trabalhasse estaria na mesma situação que você.

    Saindo da casa dos meus pais, solteiro, com certeza minha taxa diminuiria. Afinal, o custo habitação iria pegar uma boa fatia dos meus rendimentos...

    Já sobre casamento, se os dois estiverem alinhados, o caminho para a IF fica muitoo mais fácil...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Estamos só no início, as coisas vão melhorar muito!

      Excluir
  3. Olá Bufunfa.
    Eu sei exatamente o que é isso. Minha situação é equivalente a sua. No meu caso, enquanto a senhora Diário não está trabalhando, eu tiro uma parte e dou de "mesada" pra ela, e disso ela faz o que quiser. Mas não me preocupo com certas despesas que ela tem como salão, perfumaria, maquiagem, e até roupas. Antes era tudo junto, só que eu me metia muito nessas despesas, tentando controlar o incontrolável, afinal, mulher consome mesmo. Então, pra evitar brigas e discussões desnecessárias, preferi assim. E posso te afirmar, a paz é enorme. Às vezes dá uma agonia vê-la gastar com certas coisas, mas pra não me afetar eu já considero a "mesada" um dinheiro que foi embora, está fora de controle. Estamos juntos há 7 anos, com o tempo, tentar controlar os gastos dela foi desgastante demais, por isso essa alternativa. Fica aí a dica.

    E quando ela está trabalhando, eu não faço planos nenhum para os rendimentos dela. Apenas acertamos em que despesas ela irá ajudar e pronto. O resto ela faz o que quiser.

    A grande vantagem é você poder ter o argumento de que a contra partida dessa liberdade será ela não poder questionar suas decisões quanto à parte que fica "pra você", que é onde você vai administrar o orçamento da casa, aportar, etc.

    Gostei muito do post, vou acompanhar sua saga, bem interessante ver como outros lidam com essa questão.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal camarada! Achei interessante essa parte da "mesada". O chato é ficar meio ruim nas estatísticas mensurar o que é o quê. Sou meio viciado nisso né? rs Mas acho que vale muito a pena sim! Abraços!

      Excluir
  4. Eu por enquanto moro com pais e estou solteiro. Para casar, acredito que eu vá demorar ainda. MPretendo em breve morar só.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante sua comparação detalhada, gostei muito

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu acompanhamento.

    Estou no mesmo time que o seu, tanto o do casado, quanto dos anormais rss..
    Controlo no centavo toda minha movimentação. Tbm sei exatamente quantas vezes comprei uma cerveja com data e valor rss..

    Em breve compartilharei sobre isso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Isso que é ser um cara detalhista ... kkkk

    ResponderExcluir
  8. Tem o controle de tudo!! rsrs..
    Estou no mesmo barco que você. Estou noivo,porém, moro ha 4 anos com a felizarda! kkk
    Ela não esta trabalhando e terminou a faculdade agora no meio do ano.
    Pago o curso de inglês dela,plano de saúde e também dou uma mesada para ela gastar com o que quiser.
    Talvez se tivesse solteiro morando na casa dos meus pais conseguiria ter uma taxa de poupança de 80%. Mas vale a pena !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaha eu já conheço essa história meu amigo. Eu acompanho seu ótimo blog!

      Excluir
  9. Rapaz, parabéns pelo controle detalhado. Vou tentar colocar como meta de fim de ano fazer um controle extremo hahaha. Com certeza a vida de casado não te dá a mesma liberdade da de solteiro. Eu e a Sra. Finansferas começamos a vida junto muito cedo, com uma mão na frente e outra atrás. Crescemos e evoluímos juntos, o que eu considero que foi fundamental para o sucesso não só de nosso casamento mas de nossa evolução financeira. Se não há cumplicidade entre o casal, fica difícil essa parte de evoluir financeiramente. Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Fala SB,

    Boa, vou utilizar como parametro para meu caso no futuro. Bom ver que ainda assim voces conseguem investir, isso é otimo

    Abracos do BnA

    ResponderExcluir
  11. Oi SB.

    Parabéns pelo detalhismo para saber onde vai seu dinheiro. Somos do mesmo jeito aqui em casa. Vejo muita gente se preocupando e ganhar mais, sem notar que o dinheiro está indo para o ralo.

    No meu caso, casar melhorou muito minha vida financeira. Casei com alguém que, apesar de na época ter um emprego onde ganhava quase nada, tinha um ótimo caráter e estava alinhada com meus objetivos de juntar patrimônio e ter uma IF. Foi meu melhor investimento até agora, com o maior retorno (incluindo o financeiro).

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom meu amigo! Fico feliz em saber disso. Temos q demonstrar q casamento não é esse monstro q muitos imaginam

      Excluir
  12. Parabéns pelo trabalho, detalhar tudo não é fácil rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo, mas de outro lado ajuda bastante nas decisões.

      Excluir
  13. Fala Sr Bufunfa!

    Você faz mais estatísticas que aqueles americanos das transmissões de baseball e futebol americano. Não sei se você acompanha mas tem até estatística sobre o número de vezes que tal atleta resfriado tomou água num domingo chuvoso de outono. kkkk

    Em relação ao casamento, muito interessante seu relato. Eu já escrevi algumas vezes sobre casamento e percebo que é um tema bem controverso na finansfera. O que considero importante é esta pluralidade de ideias e pensamentos a respeito de um tema, para que possamos abordá-lo da melhor forma possível, apresentando sempre todos os prós e contras (e em relação aos contras existe muito tabu ainda), sempre deixando ao cargo do leitor optar pelo que considerar melhor para si.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Vejo muita gente aqui q só vê a mulher como oportunista e exploradora. Rsrs

      Excluir
  14. Fala Bufunfa, de casado vou entrar pra 4 anos, e no inicio a taxa de poupança aumentou consideávelmente pois antes eu não poupava nada, rsrsrss, mas isso só depois de algum tempo de tomei consciência de diversas coisas, mas para mim valeu apensa sim pois sozinho acho que não conseguiria

    ResponderExcluir
  15. Fala seu Bufunfa. Reakmente o tema casamento é muito controverso na blogsfera.
    Não sou casado, porém também não sou contra casamentos.
    Acredito que o casamento pode ser muito bom pra muita gente e acho que se alguém julga ter encontrado a pessoas ideal e está decidido a casar, tem que casar sem deixar que outros o influencie.
    Porém pelo que vejo as opiniões contrárias ou críticas a casamentos não se dãoapenas pelo lado financeiro, muito pelo contrário.
    Possíveis problemas financeiros são apenas parte de uma série de questões. Acho que o que está pegando mesmo é uma mudança cultural/social.
    O casamento que antes era visto praticamente como algo necessário, está cada vez mais sendo visto como algo opcional por homens e mulheres. O antigo trauma em ficar solteiro parece que vais aos poucos diminuindo e passando a não ser visto como algo ruim. Isso eu acho um avanço.
    O Ponto ruim é que com a banalização dos relacionamentos e do sexo parece estar havendo uma dificuldade de convivência a longo prazo entre muitos casais.
    Já reparou o tanto de relacionamentos que terminam pouco tempo depois de haver de fato uma vida a dois em um mesmo teto, seja casando ou morando junto?
    Parece que as pessoas não tem mais paciência ou não estão emocionalmente preparadas para de fato casarem.
    Acho também que achar uma mulher "boa" pra casar nem sempre é tarefa das mais fáceis. Claro que pra parte das mulheres acharem o homem que as satifaçam também nem sempre deve ser fácil.

    Se você for um cara mais sério, não baladeiro e ostentador, creio que as chances de arrumar uma companheira dimunuam mais ainda (meu caso).
    Enfim temos que nos dar bem em primeiro lugar conosco mesmo, se vier um bom relacionamento será um ponto positivo a mais, mas já percebi que não dá pra apostar todas as fichas nisso, com poucas excessões.
    Mas se encontrar uma mulher de boa aparência, não feminazi e minimamente decente estou apto ao casamento. Mas só com muita certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas colocações anônimo. Obrigado por passar por aqui. Abraços

      Excluir
  16. Pois é Sr. Bufunfa, acho que o que mais pesa nesse caso ai é que morava com os pais.
    Eu moro de favor tb, por isso acredito que quando for morar sozinho ou casar a taxa de poupança deve diminuir bastante.

    abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Mas agora que quitamos o imóvel irá melhorar um pouco. Obrigado pela visita.

      Excluir


Blogs Recomendados