quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Desempregado e Recusando Trabalho?!?!


Olá Amigos!

Não planejava postar mais nada antes do balanço financeiro de set/17, mas aconteceu algo que me deixou perplexo!

Tenho um parente que está com a esposa morando na casa da minha mãe há quase um mês.
Essa semana minha mãe perguntou se eu não tinha algum sapato ou tênis usado para doar para ele, pois estavam passando necessidade. (dando a entender que dinheiro também seria muito bem vindo)

Fiquei compadecido com a situação, e realmente pensei em ajudar. Até que...

Ontem fiquei sabendo que ele tinha rejeitado um emprego em um supermercado para ser locutor com um salário de 1.800 reais. Segundo me falaram ele disse que era muito pouco, afinal o serviço dele era diferenciado.

Gente! Não tenho nada contra uma pessoa se valorizar e sempre buscar maiores remunerações, porém o cara está desempregado juntamente com a esposa! Também está morando na casa dos outros e anda de sapato furado! Como é que rejeita um emprego?

Vamos voltar um pouco no tempo?

Quando esse indivíduo tinha seus 20 e poucos anos, era concursado em dois empregos. Tinha salários razoáveis e estabilidade. Sabe o que ele fez? Largou tudo e mudou-se para outro estado para estudar e tornar-se pastor. Pois bem! Até aqui muitos já achariam loucura não é?

Se fosse uma daquelas histórias de pessoas que se arriscaram e conseguiram sucesso, o que falaríamos?

O problema é que ele praticamente nunca ficou à frente de uma igreja como "pastor diretor", e quando ficou uma vez conseguiu esvaziar a igreja devido à sua intransigência e personalidade forte.

Paralelamente à esta atividade de pastor ele também se especializou em locução. Então ele sempre fazia uns "bicos" em gravações de comerciais e serviços de "marketing" em supermercados e comércio em geral. Nesses mais de 20 anos desde a decisão de abandonar o emprego concursado, em várias oportunidades soubemos que ele pediu ajuda financeira a parentes.

Eu me pergunto: Como uma pessoa pode passar dificuldades por 20 anos e ainda insistir em ganhar dinheiro da mesma forma?

Eu até tenho receio de julgá-lo dessa forma, mas não posso negar que penso que esse camarada gosta de moleza. Pensem bem: Trabalhar de Pastor, fazer locução... Para mim é muito fácil trabalhar com isso. Não dá "trabalho" nenhum!

Temos um outro parente em comum que tem um negócio próprio e trabalha como autônomo. Com essa crise, os negócios diminuíram bastante. Através da minha rede de contatos consegui um emprego para ele ganhando inicialmente 1300 reais. O que ele fez? Aceitou! É hoje um dos funcionários mais elogiados e acho que logo crescerá na empresa. E não para por aí! Após terminar o expediente ele ainda continua com o serviço de autônomo à noite e aos fins de semana. Esse camarada trabalho duro em duas jornadas em serviço pesado e não tem medo de trabalho.

Resumindo:

Parente 1 - Desempregado, casado sem filhos, mora de favor e rejeita emprego de 1.800 reais para ser locutor.

Parente 2 - Trabalha pesado em dois empregos, casado com filho, tem a casa própria e aceitou 1.300 inicialmente no emprego principal.

Algumas pessoas acham que sou socialista devido à recentes postagens que defendo algumas políticas de bem estar social. Mas não defendo direito algum para cidadãos como esse parente 1.
Estou mais inclinado à políticas sociais para doentes, para formação de nossas crianças, e para adultos somente em alguns casos específicos.

Sinceramente, eu até me sinto culpado as vezes de não ajudar. Porém são acontecimentos como este que me dão aquele desejo "diabólico" de ver a pessoa se f**** para aprender a ser gente, a ser mais humilde e largar a vagabundagem. Impressionante a capacidade dele de só fazer escolha ruim e ainda pegar a Bíblia para julgar os outros de avarentos e amantes de dinheiro por não ajudarem.

É por essas e outras que o nosso país não vai para frente. Eu sei que é meio clichê repetir isso, afinal existem tipos como esse em vários lugares do mundo, mas no Brasil isso parece ser uma cultura enraizada nos mais profundos da alma.

Enfim, um tênis usado eu acho que vou doar, mas não mais do que isso!

20 comentários:

  1. Esse pastor aí, na boa, é um folgado. Queria ver se nao tivesse um teto para encostar. Com certeza pegaria o emprego de 1800. E olha que 1800 nessa crise não é uma coisa ruim. Faltou humildade e vergonha na cara .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior de tudo é que o serviço é uma moleza! O cara ia ser pago só para ficar falando enquanto um monte de gente fica carregando caixa pesada no mercado. Ele se acha demais.

      Excluir
  2. Olá Bufunfa, assim como o Gari falou, também acho que ele é assim devido ao teto para encostar. Tira isso para ver?

    Quanto as politicas de bem estar, penso igual a você... há casos que requerem de ajuda...

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá SB,

    Esse cara é folgado. Eu não o ajudaria. Ele deveria aceitar esse trabalho e continuar procurando outro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho. Mesmo que ache que o salário é baixo, primeiro aceita e depois continua procurando não é mesmo?

      Excluir
  4. Um folgado aparece nessas situações. QUando se está com a corda no pescoço, qualquer trampo é digno! Alguns anos atrás perdi o emprego e tive que aceitar outro ganhando metade. Alguns parentes me ajudaram financeiramente, e me ajudavam principalmente porque tive a humildade de seguir trampando, mesmo por menos! Vergonha é não trabalhar!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Bufunfa,

    A vida é feita de escolhas. Mas no caso do seu parente, de escolhas ruins. Pqp vou te dizer..

    ResponderExcluir
  6. SB,
    Esse tipo de gente, enquanto tem gente disposta a ajudar o cara vai encostando ainda mais. Conheço alguns assim, que tem o dom de viver como parasitas. Por essas e outras que sou totalmente contra a dar esmolas, na maioria das situações.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Bufunda, esse Pastor aí é descaradamente folgado. 1800? Mds, caindo no colo assim? Ahh vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho salário alto, mas para quem está desempregado é otimo

      Excluir
  8. Que absurdo desse folgado. Quem fica na pior é quem sustenta um cara desse.

    E quais são as habilidades dessa figura? 1800 só pra ficar falando? Até eu aceito.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Se ele realmente fosse bom não estaria desempregado e teria pessoas vindo oferecer emprego.

    Conforme dito acima acredito que seja acomodado OU está mentindo e não recebeu oferta nenhuma.

    Minha opinião

    ResponderExcluir


Blogs Recomendados