quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

FILHOS. Ter ou Não Ter? Eis a Questão!


Filhos! Que assunto mais difícil de falar!

Logo minha esposa e eu faremos dois anos de casados. Sabem como é né? A sogra pergunta quando virá o netinho, a mãe coloca pressão dizendo que seu irmão mais novo já está pensando em partir para o segundo filho... E vocês?!

Com toda essa atmosfera, não é de admirar que minha esposa às vezes comece a sonhar com uma menininha (e eu com menino, lógico). Até sonhos ela já está tendo!

Meu Deus! Eu só tenho 10 mil aplicados em CDBs! Não estou preparado financeiramente para isso ainda. O único ponto positivo é ter um imóvel quitado. Ufa! Pelo menos isso.

Eu trabalho e ganho meus 5 mil brutos, e minha esposa ainda está na fase de entrar no mercado de trabalho, difícil... Mais difícil ainda é explicar isso para a família. Por isso mesmo não dou explicação alguma!

Imagine se fará algum sentido isso para eles... Meu pai criou 3 filhos e nunca ganhou mais do que 2 salários mínimos (a verdade não é bem essa né? Veja aqui). Meu irmão ganha menos de 2 mil, não deixa a esposa trabalhar, já tem filho e já pensa no segundo. Qualquer comentário meu afrontaria diretamente o estilo de vida e pensar deles. Causaria um desconforto imediato, afinal estaria julgando a todos automaticamente. Prefiro evitar.

A esposa parece entender meu ponto de vista, mas como ainda não tem muita experiência com dinheiro e realidade de vida, entendo que sonhar com uma criança seja normal para ela.

As coisas ficam complicadas quando a gente para para calcular quanto tempo falta para a independência financeira (IF) em comparação com o tempo que temos até atingir uma idade limite em que ainda estejamos saudáveis para conceber nosso filho (menino, que fique claro viu?).

As contas não batem! Ou teremos filho quando formos quase idosos ou teremos um filho antes, o que "atrapalhará" um pouco a caminhada rumo à IF.

Desconsiderem o "emagine"
Será que vale a pena ter um filho nos dias de hoje? Neste post do Cowboy Investidor ficou o questionamento: Será que vale a pena colocar um filho no mundo para fazer ele sofrer? Até que ponto isso é um exagero ou realidade? Não vamos nos apegar somente ao ponto das doenças genéticas... O que acham da "pobreza hereditária"? kkkk (Patenteado por mim)

Penso que meu futuro filho vem em primeiro lugar, então já está claro que em algum momento seremos impactados com os custos para esse belo planejamento familiar. Mesmo que eu tenha mais dificuldades em atingir a IF, pretendo deixar o caminho pronto para meu futuro herdeiro.

Se os aportes terão uma tendência a diminuir, a única forma de compensar seria aumentar minha renda ou a renda da esposa. Tenho que confessar que sou meio retrô e não gostaria que a dona Maria trabalhasse e deixasse o filho na creche. Sei que isso prejudicaria muito a carreira da esposa, por isso mesmo nunca impus ou comentei isso com ela, mas no mundo que vivemos é muito difícil deixar a sociedade educar nossos rebentos.

Bora para luta então! Buscar mais do que nunca uma promoção, descobrir grandes negócios a serem abertos e aproveitar ao máximo as oportunidades que surgirem!

Quem já me conhece um pouquinho, sabem como sou ansioso! Já estou preocupado com os gastos (investimentos) na idade escolar da criança! Li hoje o post da Nazinha das Finanças em que ela relata que paga R$ 10 mil por ano no colégio do filho.

Jesus!

Já estou me imaginando com essa conta para pagar. Não penso que seja um absurdo, pois sei que a realidade é essa, mas alguns questionamentos já explodem na minha cabeça desde já.

Será mesmo que vale a pena? Eu mesmo estudei em colégio público a vida inteira e estou melhor que a maioria dos meus primos que estudaram em colégio particular e faculdade pública a vida inteira.
As vezes penso que é melhor ir investindo essa grana e guardar para meu filho fazer uma boa faculdade no futuro...

"Mas faculdade boa só consegue passar quem teve uma boa base do ensino particular"

Concordo em parte. Tenho convicção de que grande parte do que é necessário já nasce com a criança. Algumas estão predestinadas a ser mais inteligentes enquanto outras menos. Essa é a realidade. As que nasceram mais inteligentes podem ser estimuladas ou não a serem ainda um pouco mais inteligentes. As que nasceram menos favorecidas podem melhorar um pouco com o estímulo.

Kim Ung-Yong - QI 210

Eu fico com uma grande dúvida. Não seria melhor até mesmo para a criança estudar em um colégio público? Lá ela teria acesso à realidade da maioria das pessoas e passaria a dar mais valor as coisas. Em relação ao currículo "inferior", facilmente poderia ser corrigido com aulas de reforço e cursos extra-curriculares que são até mais baratos. Eu pelo menos fico nessa eterna dúvida. Vejo meus primos que sempre foram mimados e tiveram amigos também mimados. Nunca deram valor em nada e hoje são peões de fábrica ou atendentes de loja... Complicado isso. Até onde uma coisa tem relação com a outra?

Lembram do meu amigo Guru Atrapalhado? Ele está há alguns anos passando por perrengues financeiros, mas a prioridade número um dele é manter o filho no colégio particular. Será que vale a pena? Digo isso até mesmo na perspectiva do futuro da criança... Essa grana não seria melhor usada no equilíbrio das finanças da casa e formação de poupança para um dia pagar a faculdade da criança? Hoje tenho a plena convicção que será bem complicado para seu filho estudar em uma faculdade boa no futuro. Tentei abordar o assunto, mas vi que não rolou... Deixei para lá.

O interessante é que o colégio em que a criança estuda tem relação direta com o "estilo de consumo" que ela cobrará dos pais. Vejo isso através das dificuldades que o Guru Atrapalhado tem enfrentado. É notória a diferença do padrão de consumo do "guruzinho" em relação aos amiguinhos. Criança cobra... E dói!
Uma criança que só tem amiguinhos que usam roupas de marca, brinquedos caros e que são presenteados com carro quando completam 16 anos esperarão o que dos seus próprios pais? A mente da criança ainda não é forte o suficiente para entender a jogada do consumismo e a realidade do mundo. O que mais vemos nessa idade é a busca da validação pessoal através da imitação do comportamento dos outros. É aqui que nossos queridinhos entram na manada e podem ser pisoteados lá dentro se não andarem no ritmo do restante.

São muitos questionamentos para alguém que ainda nem começou a planejar essa etapa da vida, não é mesmo? Será que vocês podem ajudar o Bufunfa com suas opiniões e experiências no campo de comentários abaixo?

Que comecem os jogos!

53 comentários:

  1. Cara você pode ganhar 10k, 20k... Se tiver filhos suas finanças serão arruinadas.

    É comum arrumar desculpas e fazer orçamentos quando nos apaixonamos por uma ideia mas ppde ter certeza que filhos são o fator numero um de destruição patrimonial.

    ResponderExcluir
  2. Olá SB,

    Obrigado por citar meu post.

    Eu, meus irmãos e alguns primos, sempre estudamos em escolas públicas da roça e fizemos cursos em universidades públicas. Eu acho muito caro uma escola privada. Tenho uma colega que paga 2,5 reais mensais para seu filho de 7 anos. Brincadeira isso.
    Como você falou. Eu e muitos conhecidos que foram só de escola públicas estamos bem melhores que os "playboyzinhos".

    Na faculdade eu vi que aqueles de escolas privadas eram fracos. E é que eu sou um cara comum.

    Agora sobre ter filhos, aí é só com você e sua esposa. Não se espelhe na manada para educá-lo. Faça o que você achar melhor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela história Cowboy. Parece mesmo que essa "lenda" dos playboys do passado não serem nada no futuro é bem realidade mesmo. Abraços

      Excluir
  3. Na boa? Esquece essa questão de qualidade de ensino em escola particular, a não ser que vc parta para alguma bem cara é renomada. Se vc esta pensando que essa escola de 10 mil ao ano eh alguma coisa em termos de qualidade de ensino, me desculpe... Escola particular hoje em dia não reprova ninguém, aluno manda em professor e os profissionais têm medo de pai de aluno. Claro que nas tops eh diferente.

    No entanto, vc seleciona um pouco o ambiente que seu filho frequenta e dá um pouco de noção de competitividade para os moleques. Se vc acha os funks que estão rolando nas escolinhas de playboy, imagina da pública.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb penso que não tem tanta diferença assim na qualidade... (sabendo escolher uma boa escolha pública, é óbvio).
      Em relação à selecionar o ambiente, creio que isso tem aspectos positivos e negativos... Da mesma forma que bem ponderou que a qualidade de ensino não difere muito entre o ensino público em relação à maioria das escolas particulares, o ambiente pode ser bem parecido se não for escolher uma escola pública de periferia pobre.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Filhos se tornam uma benção 'quando' ensinados e educados com princípios e valores morais. Esta questão de estudar em escola publica e privada são meros detalhes. A receita do bolo esta no exemplo dos pais e no tempo gasto com os filhos. Criança vê criança faz. Mas a grande questão é a seguinte atualmente, estamos vivendo tempos tenebrosos. A cada dia aumenta mais a disparidade entre os ricos e pobres. Filho do rico já aprende desde tenra idade a programar computadores e eles estão a se preparar para a revolução 4.0 zero. Já a maioria dos filhos dos pobres estão fadados a perpetuarem a sua respectiva pobreza. São muitas variáveis ocultas. Eu sempre estudei em escola publica e minha mãe esta se aposentando de ministrar aulas este ano GRAÇAS A DEUS. A escola publica hoje se tornou uma zona, já era antes, agora esta pior. Violência, assedio sexual, drogas e vulgaridade é a regra. Como ela disse, apenas 10 % dos alunos parecem estar interessados em evoluir, os outros 90 % se assemelham a um bando de animais. Alias, é mais fácil ensinar cachorros do que estas crianças. É esta é a realidade brutal. Ano que vem o governo estadual daqui SP SP vai colocar 50 alunos em uma sala de aula. Tendencia é só piorar para todos os lados. Estes dias alunos de uma escola publica estupraram uma aluna de um colégio particular quando ela voltava pra casa. A situação só vai piorar, igual a lei de murphy! Salve quem puder. Ensine seus filhos a matar um leão por dia nesta país maldito. Matar ou morrer.
    R.R.F.S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também enxergo como bençãos, anon. Entendo que para formar o caráter e princípios morais da criança, o tipo de ensino tem efeito limitado. No que tange às finanças essa escolha não acredito ser um mero detalhe... Todos esses exemplos lamentáveis de deterioração do ensino são realidades atualmente, mas não estão apenas no ensino público. Muitos "playboyzinhos" estão sendo educados pela empregada, e não possuem o mínimo de coração. Desde cedo aprendem dar ordens em empregados e não aprenderam o respeito aos mais velhos. Quantos casos não vemos hoje de adolescentes de classe média cometendo atrocidades? Gente que teoricamente estava com a vida encaminhada para o sucesso... Portanto estou inclinado à acreditar que ambos os tipos de ensino - público e privado - tem suas mazelas, e nunca podem ser substitutos da educação doméstica. Em relação à qualidade de ensino em muitas vezes creio também não fazer muita diferença, não é?

      Excluir
  5. Olá Bufunfa!

    A educação e ambiente familiar provavelmente são os maiores influenciadores na formação de uma criança, mas a escola faz diferença sim.

    Nem todas as escolas públicas são iguais, certo? Nem todas as escolas privadas são iguais também.

    De onde essa história de alunos de escola particular só usarem roupa de grife, ganharem carro ao chegar aos 18 anos? Deixe de lado esta visão, confrade.

    Eu estudei em escola pública e estou vencendo na vida, mas acredito que se tivesse frequentando uma particular poderia ter outra vida.

    O ambiente de uma escola particular bem selecionada é muito diferente de uma pública.

    O que não se pode pensar é que pagando uma escola cara ou de renome o seu filho estará bem encaminhado. Ambiente e educação familiar estão juntos à escola na formação da criança.

    Meu filho estuda em escola particular e assim será até a faculdade se em continuar tendo condições de pagar.

    Por fim, um fator importante: escola particular não faz greve.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Alemão. Obrigado pelas ponderações.

      Quando comentei das roupas de grife e tal, não foi porque era regra, apenas algo bem mais comum em relação à escolas públicas.

      Em relação à esse ambiente selecionado, respondi em comentários anteriores que particularmente enxergava vantagens e desvantagens... Leia o post do amigo conhecimento financeiro (http://conhecimentofinanceiro.blogspot.com/2017/12/jovens-devem-servir-ao-exercito.html)
      Creio que o efeito do colégio particular é ainda maior nesses casos.

      Em relação à greve, concordo contigo. Pondero apenas que isso é algo muito comum em algumas regiões do Brasil e raro em outras.

      Abraços!

      Excluir
    2. Então, Bufunfa,

      Cada ambiente tem suas tendências. Escola pública também esta ostentação de roupa de grife e outras coisas. A diferença é nas marcas muitas vezes.

      Jovens no geral valorizam muito a roupa e isso não muda em escola pública. Obviamente em escola particular a regra é os alunos tem família de maior renda e assim poderem ter mais acesso a roupas de grife.

      Ambiente escolar pode ser comparado (com suas limitações claro) a um ambiente social. Você prefere morar em um bairro melhor estruturado ou num bairro mais carente? Você prefere morar numa cidade ou país mais desenvolvido ou no Brasil?

      Vai dizer que não faz diferença isso na sua vida se pudesse escolher? Eu certamente prefereria morar nos EUA, ou Inglaterra ou Austrália do que aqui. Claro que isso não seria certeza de uma vida melhor, pois também há o fator pessoal e familiar, mas ajudaria bastante.

      Quanto a greve, sim dependente do lugar, mas sempre é uma questão a ser levada em consideração.

      Excluir
    3. Mas então... Para resumir:

      Você acredita que a qualidade do ensino é tão diferente assim? Ou acha que a vantagem maior é o ambiente social? Quais são os principais motivos que te fazem escolher uma escola particular?

      Excluir
  6. Só para lembrar antes de resumir: nem todas as escolas são iguais, existem melhores e piores.

    Resumindo: escolho pela qualidade do ensino e pelo ambiente.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Alemão! Sempre bom contar com a experiência de quem tem filhos. Abraços.

      Excluir
  7. Na minha opinião, uma das principais questões de se ter filhos ou não é o aspecto financeiro. Vejo casais de classe média baixa realizando o sonho de ter filhos mas depois de passada a fase gostosa e de baixas despesas (primeiros anos), vem a fase das despesas mais pesadas (colégio, atividades extra curriculares, lanches, passeios, brinquedos, etc). O que acontece é que o casal acaba se frustrando pois não tem condições nem de ter uma vida confortável como casal, nem dar uma vida confortável para o filho, e acabam entrando numa espiral, pois com filhos há menos margem para arriscar, por exemplo, trocar de emprego ou abrir um negócio.

    Não querendo menosprezar seu salário, que é ótimo em relação à média nacional, mas não vejo como suficiente uma renda familiar de R$ 5 mil bruto para ter filhos. É possível? Lógico, vide o exemplo de seus familiares, mas não acho que seja a melhor escolha. Tudo bem que tem a questão da idade, principalmente da sua esposa, mas acredito que vocês tem mais "lenha pra queimar", profissionalmente falando, antes de ter filhos.

    Pobre e classe média baixa que tem filho, arruína as próprias finanças e não dá qualidade de vida para a criança. Entretanto tendo uma boa renda, ai sim dá pra ter filhos e curtir muito a família, frequentando bons lugares, fazendo boas viagens, colocando em boas escolas, e sempre com cuidado para não mimar a criança, ensinando-a que a vida é dura mas é possível vencê-la.

    Quanto à escola, se for numa cidade do interior, todo mundo estuda em escola pública, rico e pobre, então não faz muita diferença. Entretanto, nas capitais, escolas públicas só tem marginais e crianças sem perspectivas de vida, herança dos seus pais pobres que resolveram ter filhos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ministro! Fica tranquilo que aqui não tem mimimi. Também acho meu salário insuficiente para tal feito, inclusive esse é meu motivo de preocupar-me de não ser independente financeiramente ainda. Estou inclusive buscando aumentar essa renda aí, inclusive com possibilidade de concursos públicos. Valeu e obrigado pela contribuição.

      Excluir
  8. Quem tem filho =é apenas um otário. Pois no mundo em que vivemos é preciso grana para se ter conforto, segurança, saúde. Colocar mais uma boca em casa é pedir para se estrepar. Só pobres idiotas têm filhos sem ter a mínima condição.


    Outro fator ruim é a propaganda gay que assola a internet e a REde Globo. A pressão na escola leva muitos meninos a queimarem a rosca. Já pensou seu filho de quatro na escola levando uma trolha na bunda?

    A vida gira em torno da grana e da qualidade de vida.


    Em relação aos meus parentes burros, eu critico abertamente suas finanças, chamo de analfabetos contábeis, quero que eles se fodam longe de mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, obrigado pela sinceridade. Entendo seu ponto de vista.
      Me perdoe se sentir-se ofendido, mas poderia por gentileza usar termos mais polidos da próxima vez? Temos vários tipos de públicos aqui que podem não se sentir confortável em ler alguns termos. Espero que entenda que gostaria de contar com a participação de todos sem que ninguém saia para não voltar mais, mas também gostaria de contar com sua presença e participação ativa dando opiniões também.

      Espero que entenda e obrigado.

      Excluir
  9. Bufunfa, vou tentar ser sucinto e não repetir o que colegas acima falaram.

    Financeiramente compensa? Não. Emocionalmente compensa? Acredito que sim.

    Imagino eu que o tesão em ter um filho é preparar um novo ser humano para a vida. Dar valores, ensinamentos, zêlo. Enfim, é tutelar um ser humano do zero.

    Como sempre digo: dinheiro não é o fim e sim o meio. Ter filhos é uma vontade sua? Então adapte sua vida e se planeje para conseguir cumprir esse desejo. Simples assim.

    Acho que o grande mote de tudo não é ter ou não ter filhos e sim fazer com ou sem planejamento. Aí já é outro papo... rs

    Eu, particularmente, tenho muita vontade de ter filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu enriquecendo. A dúvida também é sobre se o ganho emocional é tão grande assim afim de justificar tal escolha. Também tem a questão de definir mais precisamente o que é esse ganho emocional. Entende?
      Desculpe minha dificuldade em assimilar isso.

      Excluir
    2. Bufunfa, não há como definir precisamente esse "ganho emocional".

      A mesma coisa se aplica ao casamento. Se você entrar num debate com alguém solteiro, se é melhor casar ou ser solteiro, o solteiro vai te destruir nos argumentos, pois falando de forma objetiva e racional é muito melhor ser solteiro. As vantagens de casar são muito subjetivas e emocionais, não tem como "definir precisamente".

      O mesmo acontece com ter filhos.

      Abraços!

      Excluir
    3. Ah tá entendi. O que vc falou é em relação a ter filhos. Pensei que o ganho emocional a que estava se referindo era sobre escolher o ensino particular.

      Excluir
  10. Oi Bufunfa.

    Ter filho ou não é uma coisa que vai ter que ser bem conversado com sua esposa. Principalmente se isto vai afetar a carreira dela, como falou. Se esperar a IF para ter filho, vai ficar velho e não vai ter (ou vai parecer "avô" do seu filho). Se não quiserem ter, tudo bem também, mas precisa ficar claro para o casal para não ter frustrações no futuro.

    Acredito que educação se dá em casa. É importante ter um bom ambiente familiar e um exemplo que forme um ser humano decente. O ambiente escolar também ajuda, mas acho que não é o determinante. E não é binário: particular é bom, pública é ruim. Tem prós e contras nos dois.

    Por fim, tudo pode ser bem planejado. O que leva a pessoa à IF são os bons hábitos financeiros e boas escolhas. Pode chegar lá com ou sem filho.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olha, do ponto de vista econômico a resposta é bem óbvia de que irá impactar sim suas finanças, porém eu acho que já que o governo pega nossos impostos nós não devemos ter pudor algum ao usar os bens estatais. Na questão da educação, acho que no início particular pode ser bom, mas quando crescer deve ir sem dúvidas alguma para uma escola pública. Não digo que deva ir para um colégio cheio de vagabundo, mas sim para escolas boas que são do estado. Se você é do Rio de Janeiro, acho que deveria tentar colocar o seu filho ou filha no Colégio Pedro II(precisa de prova, então faça essa criança estudar hem), e no Rio e também em outros estados do país indicaria Institutos Federais, provavelmente são as melhores em termos de educação de ensino médio ofertada pelo estado( e olha que é melhor que a MAIORIA das particulares). Sobre Universidade não entendo porque você tem intuito de pagar faculdade para o seu filho ou filha, as Universidades Federais são extremamente melhor que as privadas, não vejo sentido em pagar para se ter um diploma em uma faculdade, seja do ponto de vista econômico(não vai ser tão barato, a não quer se seja uniesquina) e do ponto de vista do mercado de trabalho Federais tem prioridade em relação a estudantes de particulares. Se o filho for inteligente e gostar de estudar, aproveita e faz mestrado e doutorado as custas dos brasileiros, estaria mais que certo.
    PS: repeti filha só porque você falou que queria um filho e achei isso engraçado. (agora só acho que foi retardadice)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AF! Quando falei pagar uma faculdade não estava me referindo à particular. Estava me referindo aos altos custos envolvidos em manter um filho em uma faculdade pública. Moradia, alimentação, materiais de estudo, etc.
      Nesse mundo já está difícil criar filho, imagina uma filha... kkkkkk

      Excluir
  12. Pessoal já deu inúmeras opiniões aí em cima, mas deixo a minha também.

    Quem quer ter filhos, ótimo. São bênçãos de Deus. Mas se sente que não dá pra dar uma boa condição agora, melhor esperar.. é o mais sensato, do que colocar filho no mundo e deixá-lo passar muitas privações.
    Mas também não é bom levar esse pensamento ao máximo, e esperar ter milhões pra poder bancar o filho.

    Esse pensamento, se levado ao extremo, não teria mais pessoas no mundo.

    Tenho um garoto de 6 anos, vai fazer 7. E te digo, os gastos, mesmo economizando, são consideráveis. Ter dois, vai duplicar tudo. Por isso hoje, hoje, eu penso em ficar só com ele. Mas como não sabemos o futuro, pode ser que nossos pensamentos mudem de uma hora para outra, nunca se sabe. Mas é preciso ter prudência sempre.

    Obs

    Escola de 10mil reais por ano??!
    É pra ser sócio da escola, e essa é a cota parte?
    Tão fazendo aula de massinha com Nutela?
    O laço do canudo do ABC é de ouro?

    Kkkkk

    Brincadeiras à parte, repito, filhos são ótimos, mas é preciso ter prudência e paciência, sempre!

    Um grande abraço colega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso que equilíbrio de raciocínio é tão importante quando de ações. Realmente acho q está cedo para nós, vou postergar um pouco isso ai, pelo menos ela arrumar um emprego ou passar em uma prova. Abraços

      Excluir
  13. Esqueça esse negócio de independência financeira se tiver filhos. Tem que escolher o que te dará maior realização: filhos ou IF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não existe ninguém independente financeiramente que tenha filhos? hummmm.... Acho que não hein.

      Excluir
  14. Cara, ter filhos é uma experiência muito louca. Apesar de ser sofrida e trabalhosa (na maior parte do tempo), ou poucos momentos de felicidade familiar compensam tudo. Filósofos tentam entender porque as pessoas tem filhos, mas ninguém conseguiu explicar até hoje, rs.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk E acho q nunca vão conseguir... Todo mundo fala isso pra mim. Pra entender só tendo mesmo. Kkkk

      Excluir
  15. Olá Senhor Bufunfa. Gosto muito do seus blogs. O que eu pretendo fazer com meus filhos é colocar na escola pública dai quando chegar a hora de fazer faculdade e eles já estiverem mais maduros vou mandar a real violenta de que esse papo de que se deve fazer o que se gosta é história e que a equação que define se um curso vale a pena ou não é: Remuneração e mercado - Nível de estresse do trabalho. A partir dai vou pagar um bom cursinho vestibular para eles.

    Eu fico com pé atrás de colégio particular porque quando se é jovem são poucos os que levam a sério e aproveitam mesmo. A grande maioria dos alunos desses colégios são uns mimados que levam os estudos nas coxas e te fazem gastar dinheiro a toa. Só quando o jovem amadurece que ele começa a cair em si que quem não estuda fica fodido na vida tendo que aguentar subempregos e engolir sapos o dia inteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom q está gostando meu camarada. Eu penso vem parecido. Só adicionaria uma coisa a mais... Quando saísse do segundo grau, deixaria ele arrumar um emprego. Depois de um ano trabalhando duro, duvido que não vai dar valor nos estudos da faculdade. Kkkkk

      Excluir
  16. Olá SB,

    agora que vi seu post, obrigada por me citar. Como trabalho na área de educação tenho meus critérios para pensar a escola da minha filha e o valor de onde moro é nessa faixa mesmo, considerando que há vários aspectos: escola católica, com várias atividades desenvolvidas, bom ambiente e de boa credibilidade. Desde que a coloquei no ano passado, vi uma nítida melhora na formação dela e até no comportamento, tornando-se mais sociável, o que me deixa feliz com a evolução dela. Além disso, tem o ambiente, as amizades, os acessos e as possibilidades de conhecimento no local onde estuda.
    Concordo com os vários amigos daqui, o diferencial é sempre o aluno, eu mesmo estudei toda a minha vida na escola pública, mas deixo a pergunta: se posso me organizar e colocar na melhor escola porque vou "economizar" e colocar na pública? É óbvio que se precisar coloco, mas sempre vamos dar o nosso melhor aos nossos filhos.
    Espero ter ajudado na reflexão.
    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Nazinha! Obrigado pela visita. Entendo que tem sim as vantagens no particular, a questão que me pergunto é até que ponto vale a pena em termos de custo benefício. Também é óbvio que para quem tem grana sobrando, essa análise não é necessária né?

      Excluir
  17. Sr. Bufunfa, financeiramente falando acho que depende. Arruinará suas finanças se estas ja estiverem arruinadas. Se estiverem estruturadas o barco continua navegando. Eu tambem achei que ia me atrasar financeiramente mas o lance é que vc nao gasta tudo de uma vez, e tambem nao precisa gastar como a manada gasta. Vc saberá no que vale a pena gastar. Agora, estou falando em ter 1 ou 2, de 3, 4 pra frente aí já complica.
    Se pessoalmente vcs acharem legal vao em frente. Como ser humano é uma experiência transformadora educar e formar uma pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Vagaba! Eu realmente penso em ter somente um. Penso igual a vc, preciso estar preparado financeiramente mesmo!

      Excluir
  18. Óbvio que quem estudou em escola pública e se saiu melhor que os de particulares falarão que escola particular não dá diferença. Mas acredito que são minoria. Escolas top em sp ou rio tem mensalidades acima de 4K por mês. E são essas as particulares que em a diferença. São colégios como Vértice, Santa Cruz e Bandeirantes em SP ou Santo Inacio no RJ. Desculpe, mas não tem como comparar o nível desses colégios com qualquer escola pública. As crianças lá são preparadas desde cedo a serem competitivas e buscar as melhores universidades. É comum os melhores alunos serem aceitos em universidades top nos Estados Unidos. Lá não tem "papai pagou passou" . Se reprovar, os pais são "convidados" a procurar outra escola para o filho.
    Dá para ter sucesso na escola pública? Claro que sim, porém menos provável, e passa por muita disciplina e força de vontade para não ser influenciado ir um meio onde a "educação média" das famílias e mais baixa, sem contar problemas como violência e eventual falta de recursos públicos em algum período.
    Quanto a ter filhos ou não, além deste e outros gastos, acho que o principal será estar disposto a abrir mão de grande parte de sua vida para dedicar seu tempo a seus filhos. Então se voce tem muitos interesses pessoais ou vontade de fazer e aprender muitas coisas ainda na vida, deve pensar o quanto sobrará de seu tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Samurai! Em relação à esses colégios top aí nem tem discussão! kkkkk
      Estávamos falando dessa modinha atual de colégio particular que ao meu ver não muda muito em relação ao ensino do colégio público. Esses colégios top aí estão bem longe da minha realidade. rsrs

      Excluir
  19. Imagina vc tem uma filha ela engravida na adolescência, o pai abandona aí vc vai criar o neto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk Nossa! Quanto pessimismo...

      Excluir
    2. Eu tenho uma filha (bebê ainda) e falo pra minha mulher que assim que ela menstruar a primeira vez vou logo pagar um implante de anticoncepcional só pra não correr esse risco

      Excluir
  20. Bufunfa, ganhando 5k brutos e sua mulher nada, não é a sua IF que está ameaçada, é todda a sua estrutura familiar e inclusive seu casamento, pois o padrao de vida vai cair e voce estará enterrado pra sempre, sua mulher nao vai conseguir estudar mais e ganhar mais, a criança exige tempo, atenção e dinheiro e se vc nao pagar babá pra sua mulher trabalhar ou creche, ela nao vai ganhar nada.

    Minha sugestao é esperar ela ganhar bem pra ter um filho, no minimo igual a vc. Sem isso nada feito.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Frugal, também penso parecido. Penso em ela arrumar um emprego ou eu conseguir aumentar a renda e formar um patrimônio um pouco maior. Do jeito que está agora até dá para ter um filho, mas adeus aos projetos de IF. Me restará apenas caminhar com a manada até o resto da vida. Abraços!

      Excluir
    2. Olá SB,

      fiz um novo post onde há considerações sobre o debate da sua timeline. Segue o link: https://nazinhadasfinancas.blogspot.com.br/2017/12/o-que-fica-pra-2018-que-afeta-as-contas.html
      abs!

      Excluir
    3. Obrigado Nazinha! Vou passar lá para conferir!

      Excluir
  21. Bufunfa também estou na encruzilhada em ter filhos ou não. Meu problema é mais a idade da minha esposa que não colabora para poder adiar a decisão para frente (>35 < 40). Enfim vejo que 2018 devemos decidir isso. É realmente uma decisão importante, muita coisa pesa, o que eu tenho visto:

    1) Não se compare com os outros (irmão, primo, amigo...) dos outros de forma geral não sabemos nada, sabemos o que eles externalizam através de seus facebook ou smalltalk num barzinho, seus avatares, realmente nessa vida conhecemos poucas pessoas de verdade para podermos nos balizar;
    2) Não ceda a pressão de família (podem querer um neto, sobrinho, mas no fim das contas quem vai criar a criança é você!- Mas eles vão se achar no direito de dar pitaco!);
    3) Faça as contas para ver se um filho cabe no orçamento sem deixar de reservar pelo menos 10% do salário para aportes;
    4) Veja os motivos para querer ter um filho, muita gente os tem para salvar casamento, por idealização de familia perfeita ser apenas com papai, mamãe e filhos...

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, essas dicas são realmente importantes! Só faço uma observação, pois deixar só 10% do salário na minha opinião não funciona mais. Penso que o mínimo hoje em dia seja 25%

      Excluir
    2. Cachorros ou gatos, eis a questão

      Excluir


Blogs Recomendados